Estiagem: Governo federal reconhece situação de emergência em mais 54 municípios; Araripina na lista

Três em cada cinco municípios de Pernambuco registram situação de emergência em decorrência da estiagem e já obtiveram o reconhecimento federal por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Nesta quinta (29), nova portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) reconhece outras 54 cidades do Sertão do Estado, inclusive Araripina. Ao todo, já são 110 municípios com reconhecimento vigente.

De acordo com as informações prestadas pela Coordenação estadual de Proteção e Defesa Civil, a escassez de recursos hídricos das áreas afetadas atinge mais de 20% da população, causando danos à agricultura e à pecuária.

Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado. (Do Blog do Roberto).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.