Exu se torna referência regional no enfrentamento a Covid-19

No sertão do Araripe pernambucano a cidade de Luiz Gonzaga, Exu-PE, vem se destacando com medidas preventivas no enfrentamento ao novo coronavírus. Desde que a situação iniciou, com as recomendações do Estado, a prefeitura de Exu instituiu o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, que integra as secretarias municipais e órgãos da gestão relacionados, planejando e desenvolvendo diversas ações na prevenção e em prováveis cenários da pandemia. Seguindo o Governo do Estado o prefeito decretou várias medidas restritivas para reduzir os impactos da crise sanitária e determinou uma série de outras ações que vem sendo referência para outras cidades. Como a implantação de barreiras sanitárias, monitoramento de viajantes que chegam ao município, doações de kits de alimentação e máscaras para famílias em vulnerabilidade social, seguindo as instruções legais, organização de filas nas lotéricas (apesar de não ser competência da prefeitura) e orientações ao comércio local dos serviços essenciais pelas equipes de vigilância em saúde e sanitária do município.

Como estrutura o Governo Municipal já realizava obras de ampliação e modernização do Hospital Municipal José Pinto Saraiva (HMJPS), o qual fez adaptações para o enfrentamento a Covid-19. E apresentou a estrutura de leitos para prováveis casos da pandemia no município, com leitos coletivos de enfermaria para casos leves e moderados e leito individual para casos graves, com equipamentos de respirador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador e bombas de infusão. Além disto, o município adquiriu e recebeu também testes rápidos para a Covid-19, como ainda, garante Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para seus profissionais que trabalham na linha de frente.

O prefeito, Raimundinho Saraiva (PSB) destacou: “trabalhamos incansavelmente e diariamente com toda a gestão voltada para o enfrentamento ao novo coronavírus, buscando proteger a população, se prevenindo para possíveis situações e reduzindo no máximo os impactos desta pandemia na nossa cidade, porém este trabalho só tem resultados com o apoio dos exuenses seguindo o isolamento social e cuidando de todos.”

O prefeito também enfatizou o trabalho da Polícia Militar e do Ministério Público em conjunto com a gestão para os resultados alcançados. E ainda disse que o município trabalha na preparação de novos leitos hospitalares e aguarda receber novos equipamentos, como respiradores e outros para reduzir os impactos mesmo com a chegada do vírus. Recentemente o prefeito instituiu o Decreto GP Nº 024 de 13 de Maio de 2020 que determina o fechamento das vias de acesso do município e o uso obrigatório de máscaras.  A prefeitura ainda adotou um canal de esclarecimentos diário a população local, com lives transmitidas por plataformas digitais e rádio da cidade, com a participação do prefeito e de representantes dos órgãos da gestão, informando a população das medidas de enfrentamento a Covid-19. Lançou ainda, uma plataforma digital disponível para computador e mobile em juntospelasaude.com que tem como objetivo aproximar a população com informações verídicas no enfrentamento a pandemia, prestação de contas dos recursos direcionados a este fim, além de canais de serviços da gestão para o enfrentamento ao cenário pandêmico, como o cadastro de reservas de profissionais de saúde para possíveis contratações e relacionar costureiras do município fornecedoras de máscaras para aquisição pela gestão e doação a população carente.

Em Exu até o momento desta reportagem 3 casos investigados foram testados negativos (descartados), 1 caso em investigação e nenhum caso da doença no município. A gestão reforça a campanha de ficar em casa, a prefeitura fez vídeo publicitário e até colou máscara no monumento de Luiz Gonzaga para sensibilizar a população.

10 pensou em “Exu se torna referência regional no enfrentamento a Covid-19

  1. Parabéns Raimundinho pêlo ótimo trabalho e organização dedicação a população do nosso municípios tenho orgulho de ter você como prefeito e nessas horas que precisamos chegar juntos unidos pelo melhor na saúde e nossa equipes e gestão pelos compromissos incansável

  2. Perfeito.
    O município de Exu está bem assessorado.
    Rogamos a Deus para que o nosso município não seja afetado pelo novo Corona vírus.
    Obrigada Prefeito Raimundinho por lutar pela nossa cidade.

  3. Parabèns ao prefeito, que mesmo sendo tão jovem, tem uma visåo administrativa ampla, contextualizada, honesta e acima de tudo o desejo de servir a comunidade.
    Parabés à secretária de saùde na pessoa de Luciana Saraiva, pelo belo desempenho de sua geståo junto a sua equipe.
    Estou longe mas agradeço a Deus pela vida dessa dupla de irmåos tão abençoadora. Que Deus continue direcionando a vida dos agentes de saùde, médicos, enfermeiros, motoristas, recepcionistas,vigilantes e o pessoal de serviços gerais.Todos são vitoriosos nesta missão!

  4. Orgulho da minha cidade. Resido em Recife, trabalho em hospital (maternidade pública), e a situação em Recife e RMR, é mto preocupante e triste. Apesar de não sermos referência pra Covid – caso suspeito é transferido – tivemos vários profissionais afastados pela doença e, infelizmente, a morte de um técnico de enfermagem. #FIQUEEMCASA

  5. Meus parabéns, Prefeito . Que bom que a nossa cidade não tem nenhum caso da Covid-19. Continue com as medidas já implantada para combater esse vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.