Pesquisa PoderData: Lula tem 43% contra 35% de Bolsonaro

Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quinta-feira (4), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, que marcou 35%.

Bolsonaro variou dois pontos percentuais para baixo em relação ao levantamento divulgado em 20 de julho, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Lula manteve o patamar de 43% das intenções de voto. A diferença entre os dois candidatos é de oito pontos percentuais.

Os demais pré-candidatos estão abaixo dos dois dígitos. Veja os resultados abaixo, bem como a variação em relação à pesquisa da quinzena anterior:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43%

Jair Bolsonaro (PL) – 35% (-2 p.p)

Ciro Gomes (PDT) – 7% (+1 p.p)

Simone Tebet (MDB) – 4% (+1 p.p)

André Janones (Avante) – 2%

Felipe D’Ávila (Novo) – 1% (+1 p.p)

Eymael (DC) – 1% (+1 p.p)

Pablo Marçal (Pros) – 0% (-1 p.p)

Leonardo Péricles (UP) – 0%

Luciano Bivar (União Brasil) – 0%

Sofia Manzano (PCB) – 0%

Vera Lúcia (PSTU) – 0%

Brancos e Nulos – 4%

Não sabem – 2%

O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de 13 pontos percentuais para 10, em relação ao levantamento realizado na quinzena anterior. Veja:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50% (-1 p.p)

Jair Bolsonaro (PL) – 40% (+2 p.p)

Brancos e Nulos – 5%

Não sabem – 4%

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3,5 mil eleitores em 322 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08398/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.